Twitter

Twitter

Twitter

Seguidores

O Perdão

Posted by Jean Farias On sexta-feira, 17 de setembro de 2010 0 comentários

Todos os dias da semana, quando me levanto para ir ao trabalho, sintonizo a rádio na 93 fm. Enquanto me arrumo ouço louvores e as "Ilustrações do Reino", com o pastor Juanribe Pagliarin, da Comunidade Paz e Vida.

São ilustrações edificantes, que me faz refletir. Recebo muito de Deus. Hoje ouvi uma história profunda e vou registra-la, é de suma importância.

Os pais de Joãozinho o esperavam chegar da escola para almoçarem juntos. Quando a criança chegou em casa entrou irritada, jogando a mochila no chão e murmurando.

Ele dizia que queria que seu colega de classe, o Pedrinho, morresse. Dizia pro menino ficar doente e que morresse para nunca mais ter que vê-lo outra vez.

O pai preoculpado perguntou ao filho o motivo de tanta raiva. Joãozinho responder que Pedrinho o fizera passar uma grande vergonha na frente de todos os seus colegas. Então o pai o levou ao quintal da casa.

Chegando lá, o pai pegou um saco de carvão de churrasco e disse para seu filho atirar aqueles carvões numa camisa branca pendurada no varal. Ele teria que imagina que a camisa fosse o Pedrinho e o carvão as palavras de ódio e maldição que ele proferira contra o colega. O garoto gostou muito da idéia e não hesitou.

Ele estava a uns 20 passos de distância da camisa e começou a atirar os carvões contra ela. A primeira não acertou, a segunda também e na terceira foi em cheio. Joãozinho vibrou quando acertou a camisa (Pedrinho). O pai lhe disse para continuar. Ele continuou e a cada dez carvões que a criança lançava acertava um.

Quando ele cansou, viu a camisa suja de carvão e se alegrou. Então seu pai o levou para o quarto. Abriu a porta do guarda roupa, onde havia um grande espelho e o menino viu o quanto estava sujo e se surpreendeu.

Nesta situação o pai lhe ensinou que ele estava mais sujo que a camisa que havia sido atacada com tantos carvões. A sujeira da camisa nem se comparava a sujeira do Joãozinho, que estava totalmente negro de carvão. O garoto teria maior trabalho para se limpar que a camisa.

Assim acontece em nossas vidas. Durante a vida muitas ofensas, calúnias e difamações vêem contra nós. Muitas vezes injustamente, muitas vezes por práticar a justiça do Reino de Deus, afinal, não somos mais cidadãos desta sociedade.

Quando temos a postura de nos irar, e querer nos vingar das pessoas que nos maltratam ou proferir palavras de maldição sobre elas devemos seguir o ensino do nosso Mestre Jesus.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5.38-39,43-44


Quando alimentamos o desejo de vingança, rancor e amargura nos tornamos mais sujos, somos mais prejudicados, que o ofensor e perseguidor. O perdão é o melhor remédio de cura para as feridas no nosso interior.

A palavra nos diz que "pelos transgressores intercedeu" (Isaías 53.12). Diante de todos os seus ofensores, em seu momento de dor, agonia e vergonha Jesus pediu o favor de Deus sobre aqueles que causaram todo o seu mal. Jesus defendeu seus inimigos, Cristo bradou:

-Pai, perdoa-lhes, porquem não sabem o que fazem. Lucas 23.34

Na oração ensinada por Jesus pedimos o perdão de nossas dívidas como perdoamos as dívidas dos nossos devedores (Mateus 6.12). O número de vezes que devemos liberar o perdão é ilimitado. Somos perdoados pelo Pai inúmeras vezes, porque também não perdoar nossos ofensores? Somos melhores que Deus, que sempre nos perdoa ?

Hoje passei por esta experiência. No meu trabalho uma pessoa foi muito ignorante comigo pelo simples fato de deixar a porta aberta do setor onde eu estava. Fechei a porta e segui o meu caminho. Fiquei muito chateado e a minha vontade era que ele passasse pela mesma situação que passei. Então me lembrei dessa história, ai !

Ofender é muito fácil e perdoar é difícil. Mas Cristou conseguiu e nos conseguiremos também. Em Jesus somos mais que vencedores e podemos todas as coisas (Romanos 8.37; Filipenses 4.13). Escolher o perdão é a atitude que agrada o coração do Pai e nos torna parecidos com Ele. Escolhamos liberar o perdão, por mais difícil que seja, porque os pensamentos de Deus são de paz e não de mal. Para nos dar o fim que desejamos (Jeremias 29.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário